sábado, 22 de outubro de 2011

A leitura e as tecnologias.

É de conhecimento geral que o acesso a educação é um direito de todos os cidadãos. Quando se fala em educação, refere-se a uma grande rede de conhecimento, que deve ir da teoria a pratica. Quando os alunos chegam à escola, desfrutam de um ambiente, muitas vezes, desconhecido. Muitas crianças, devido à situação financeira, não possuem nenhum contato com um livro, por exemplo. Nesse caso, é preciso que o educador faça esta intermediação de contato entre o aluno e o livro, muitas vezes através da contação de historias.
Depois de certo tempo os alunos crescem e, dependendo da maneira como ocorreu o contato entre o aluno e o livro, ele irá ou não tomar gosto pela leitura. Muito se trabalha a questão da leitura com prazer, mas o que se sabe é que a maioria dos educandos, muitas vezes, leem  por obrigação, o que atrapalha, e muito, o processo de desenvolvimento pelo gosto da leitura.
            A escola é esse espaço privilegiado para facilitar o acesso de livros aos alunos, e a formulação de estratégias para incentivar os alunos a tomarem o gosto pela leitura. Assim, a utilização de parceiras, como a Tecnologia Digital que hoje é mais acessível e é semelhante a um tapete mágico, leva-nos a qualquer lugar, configura-se como um recurso influenciável no ato de ler.
Indiscutivelmente a leitura é uma ferramenta muito importante para auxiliar os alunos em seu desenvolvimento escolar. Jornais, livros, revistas e gibis oferecem aos leitores uma variedade de informações, tornando-se fontes ricas de cultura e conhecimento. No entanto, com o desenvolvimento das tecnologias outros meios podem ser usados para despertar nos alunos o gosto pela leitura.
Sabe-se que o acesso a internet cresceu muito nos últimos anos e, a tendência é crescer ainda mais. A internet, o computador, o e-mail e outras ferramentas fazem parte da vida diária dos alunos, por que não utilizar esses recursos como ferramentas pedagógicas e, através delas buscar desenvolver projetos que despertem nos educandos o gosto pelo aprendizado e, sucessivamente, pela leitura.
A Internet foi o meio de comunicação que mais rapidamente se expandiu no mundo. As tecnologias de informação e comunicação na Internet disponibilizam o acervo de bibliotecas digitais e virtuais, expandindo, desta forma, os limites do ensino e da pesquisa, bem como inova as possibilidades de comunicação entre as pessoas.
A leitura deve ser prazerosa. E nada mais instigante para o leitor jovem do que a utilização das novas tecnologias. A leitura através das tecnologias  tende a ser uma leitura muito mais envolvente que qualquer outra vivida em um texto tradicionalmente publicado.

3 comentários:

  1. Oi. Muito bom seu blog, divulgando a educação, que engrandece a nossa nação.

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  2. OLÁ!!! GOSTEI DO TEU BLOG E MUITO SIGNIFICATIVO OS SEUS TEXTOS.

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  3. Olá colega!

    Achei muito interessante o seu blog, e muito bem colocado por você colega a respeitoda leitura. Acredito que o educador é um mediador que deve estimular o gosto pela leitura dos alunos, sejam elas, leituras feitas em livros, jornais, revistas, gibis, enfim, em materiais impressos.
    Também, despertando o interesse pela leitura estamos facilitando com que o aluno tenha maior facilidade na interpretação, na escrita corretamente e na comunicação, ampliando assim o processo de aprendizagem.
    Com o avanço tecnológico que vem aumentando cada vez mais, os alunos e os professores buscam realizar leituras em bibliotecas virtuais disponibilizadas, e desta forma, como é colocado pela colega, amplia os limites do ensino e da pesquisa, possibilitando ainda mais a comunicação entre as pessoas.
    Portanto, como já colocado sobre a grande importância da leitura utilizando a tecnologia (computador, internet,...), acredito também, que não podemos deixar de lado, esquecer ou abandonar a leitura em materiais impressos, pois eles também engrandecem o nosso conhecimento.

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