sábado, 22 de outubro de 2011

Semana Enem: confira dicas para escrever uma boa redação


Ao abrir o caderno de questões do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante depara com o desafio de apresentar uma tese, dissecar argumentos e resolver um problema.
Semelhante aos vestibulares tradicionais, a redação do Enem pede uma dissertação argumentativa, mas com algumas exigências específicas: ter entre oito e 30 linhas e respeitar os direitos humanos. A coordenadora de redação do Unificado, Luisa Canella, afirma que as temáticas sociais costumam ter destaque na proposta, geralmente construída a partir de textos com diferentes pontos de vista sobre o assunto.
Os alunos devem ler com atenção o chamado texto motivador, responsável por introduzir o tema, lembrando que não é permitido copiar trechos dele.
– É importante ser claro, usar os elementos de coesão adequados, ter sequência lógica. Sem esquecer a língua culta formal – aponta a professora de língua portuguesa Eveli Seganfredo, da ESPM-Sul e do UniRitter.
Para Juliana Velho, professora de português do colégio Dom Bosco, de Porto Alegre, o estudante precisa ter uma visão globalizada do assunto e fugir de clichês. Expressões como “desde os primórdios”, “no mundo em que vivemos”, “enxergar uma luz no fim do túnel”, entre outras, são senso comum e revelam a falta de bons elementos de ligação entre frases e entre parágrafos.
Uma dissertação compreende introdução, desenvolvimento e conclusão. No final, é necessário oferecer uma solução para a situação-problema apresentada no tema. Ela deve ser concreta e possível, segundo Juliana.
– Chutar a bola para o governo ou para a sociedade é utópico. Preciso conseguir visualizar a solução. Se o desafio é aumentar a leitura entre os jovens, posso sugerir a criação de projetos na minha escola para desenvolver o hábito – exemplifica a docente.
O que dá nota zero na redação
- Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, ou seja, fugir ao tema
- Escrever até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo
- Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do número mínimo de linhas.

FONTE: http://wp.clicrbs.com.br/clicvestibular. Acessado em 22/10/2011.

7 comentários:

  1. Aline!
    Bem interessante as dicas, sabe-se que uma das grandes dificuldades de nossos alunos é a redação, até podem ter conhecimento do assunto, porém a expressão escrita exige muito mais.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Permitir a uma criança sonhar com uma aventura pela selva ou imaginar uma incrível viagem espacial são algumas das mágicas da leitura. Ler amplia nosso conhecimento, desenvolve a nossa criatividade e nos desperta para um mundo de palavras e com elas construímos o que gostamos, o que queremos e o que sonhamos. Essa é a nossa missão como educadores!
    Você usou um tema atual e de valia!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Colega!
    Muitas dicas interessantes nos seu blog. Está criativo e bem organizado.
    Abraços.
    Simoni Grams Bergamin

    ResponderExcluir
  4. Professora Aline parabéns pelo blog, o tema é encantador.
    Sabemos que o mundo da leitura é fascinante e seu blog ajudará disseminar ainda mais a importância que ela tem na vida das pessoas.
    Achei muito pertinente o seu texto sobre as dicas para quem vai realizar a prova de redação do Enem no próximo domingo, o que comprova que a ferramenta blog é mais um recurso que auxilia o professor a transmitir o conhecimento.
    Abraço.
    Simone M. Rossetto

    ResponderExcluir
  5. Fazendo uma ressalva ao comentário q postei anteriormente: o Enem foi realizado no último domingo.
    Simone

    ResponderExcluir
  6. O ENEM – Exame do Ensino Médio – é um exame muito importante não somente para o aluno que faz o mesmo, mas para a sua escola que também recebe uma nota. Ele passou por reformas significativos de um tempo para cá, e também teve alguns problemas ao longo disso. Para quem pretende adentrar a uma faculdade é muito importante que se tenha uma boa nota no ENEM, pois a partir dela pode conseguir programas como ProUni, SISU, e outros. E para quem não concluiu o Ensino Médio na idade regular pode pedir pela certificação para que tenha em mãos o documento de conclusão.

    No ano de 2009 ela teve que ser adiada devido a um vazamento das provas enquanto ainda estava na edição, e por este motivo levou a criação de cores para os cadernos para assim diferenciar a ordem das questões e evitando qualquer tipo de fraude. A partir daí as provas passaram a ter cores para diferenciar. No momento da prova tem todo um tipo de entregar para que assim não aja cola entre os alunos. É um exame confiável, porém que depois do ocorrido muitas faculdades deixaram de ter a nota de corte, o que prejudicou muitos alunos. Isso voltou aos poucos, a passo que foi ganhando confiança novamente, e hoje grandes universidades como UNESP e USP aceitam essa nota como ajuda no final da nota do vestibular.

    É importante também para que teste os seus conhecimentos, principalmente quem vai testar um vestibular, pois assim terá a base das perguntas, como são feitas e possivelmente ter uma melhor nota. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) utiliza apenas a nota do ENEM para dar as bolsas de estudos em escolas privadas, deixando claro a sua importância.

    São nestes e outros aspectos como sendo a nota de corte que o ENEM vem tendo uma grande repercussão. É preciso muito estudo para conseguir uma boa nota no mesmo, e através de simulados que encontra pela internet (www.estudantes.com.br/simulado/sim_9_14.asp) e também pelos cursinhos que são oferecidos na sua cidade, que ai é preciso que você procure por qual fazer, tendo em mente que isso é para testar conhecimentos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline

    Seu blog está muito interessante, especialmente pelo fato de tratar de um assunto impotantissimo

    ResponderExcluir